CartaExpressa

Info Tracker: Taxa de transmissão da Covid no Brasil chega a 2,10

Índice não tem precedentes no País durante a crise sanitária, diz coordenador da plataforma

Info Tracker: Taxa de transmissão da Covid no Brasil chega a 2,10
Info Tracker: Taxa de transmissão da Covid no Brasil chega a 2,10
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil chegou a 2,10, informou neste domingo 6 o matemático Wallace Casaca, coordenador da plataforma Info Tracker, desenvolvida pela USP e pela Unesp.

Isso significa que cada 100 pessoas que contraem a doença infectam outras 210. Quando a taxa está acima de 1, entende-se que a transmissão está fora de controle.

Em entrevista à CNN Brasil, Casaca afirmou que o atual registro não encontra precedentes no histórico do País durante a crise sanitária e que há tendência de aumento nas próximas semanas.

“A notícia positiva é que a taxa vai começar a descer. A notícia negativa é que estamos num patamar muito alto”, disse. “E, com isso, a gente vai observar essa redução repercutindo nos óbitos, mas vai levar um pouquinho mais de tempo.”

O coordenador da plataforma Info Tracker declarou que algumas regiões que sofreram primeiro com a ascensão da variante Ômicron devem atingir o pico e iniciar uma queda nas infecções nas próximas semanas.

“O primeiro aspecto a ser considerado é que a variante Ômicron leva a grandes picos em um período de tempo muito pequeno. A gente espera picos absurdamente altos, mas o ciclo a que o vírus acomete a pessoa é menor.”

Casaca reforçou que a vacinação “fez com que os nossos óbitos não atingissem as marcas tristes que observamos em março [de 2021], de três mil mortes”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo