Inep divulga gabarito oficial do Enem; saiba como acessar

Também estão disponíveis para consulta os cadernos de questões, por cor, e dia de aplicação do exame

Imagem: Paulo Pinto/ABR

Apoie Siga-nos no

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira 14, o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como o acesso aos cadernos de questões.

Os gabaritos podem ser acessados pelo próprio portal do Inep. Eles estão separados pelas cores dos cadernos e pelos dias de aplicação da prova regular, realizada em 5 e 12 de novembro.

Já o resultado final do Enem, com as notas de cada candidato, será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024, conforme o edital do exame, na Página do Participante.

O Inep também mantém aberto, até a sexta-feira 17, o pedido de reaplicação da prova. Podem fazer o requerimento candidatos que foram alocados em distâncias superiores a 30km da residência informada na inscrição, que faltaram às provas por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas. As novas provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro. Os pedidos têm de ser feitos na Página do Participante.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.