CartaExpressa
Indenizações por falta de energia elétrica podem chegar a R$ 10 mil, projeta empresa
No domingo 5, startup especializada contabilizou alta de 566% no acesso de consumidores em busca de ação contra a Enel


O apagão registrado em dezenas de municípios paulistas nos últimos dias levou a um aumento no número de consumidores que estudam apresentar à Justiça ações contra a Enel em busca de indenização.
No sábado 4, a empresa Religa registrou 150% mais acessos que na sexta-feira 3, dia em que uma forte chuva iniciou o problema a impactar milhões de pessoas. No domingo 5, chegou a 566% o aumento nos acessos à plataforma da startup, voltada ao suporte jurídico em problemas como a falta prolongada de energia elétrica.
A Religa estima que as indenizações por danos morais pela ausência prolongada de energia elétrica podem chegar a 10 mil reais, além dos danos materiais – por exemplo, alimentos estragados devido à falha na distribuição por parte da Enel.
Desde a sexta-feira 3, cerca de 2,1 milhões de pessoas ficaram sem luz no estado de São Paulo. A Enel anunciou que o restabelecimento total da energia só seria normalizado na terça-feira 7. Cerca de 413 mil imóveis ainda estavam sem energia entre a noite de domingo e a manhã desta segunda 6.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Lula dá 24 horas para Enel detalhar ações sobre fornecimento de energia em São Paulo
Por Camila da Silva
Enel cortou 36% de seu quadro de funcionários desde 2019
Por CartaCapital
Deputada aciona o MP para multar Enel em R$ 50 milhões por dia de apagão em São Paulo
Por Camila da Silva