CartaExpressa
Incidência da Ômicron já é de 31,7% em oito estados, mostra levantamento
‘Recomendamos cautela neste período de festas de fim de ano’, alertam os pesquisadores
Um levantamento realizado pelo Instituto Todos pela Saúde indica que a incidência da variante Ômicron em oito estados é de 31,7%. A análise considerou 30,4 mil testes RT-PCR coletados entre 1º e 25 dezembro, em 16 estados.
A Ômicron estava presente em testes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Tocantins.
“Considerando os casos de Ômicron, sua rápida disseminação e a atual epidemia de gripe, recomendamos cautela neste período de festas de fim de ano. Máscara, distanciamento e boa circulação de ar em ambientes fechados são estratégias importantes contra a Ômicron e o vírus da gripe”, dizem os pesquisadores.
Conforme um balanço do Ministério da Saúde divulgado na última segunda-feira 27, há a confirmação de 74 casos de Ômicron no País, além de 116 em investigação.
A Ômicron é uma cepa com diversas mutações e deleções (remoções de fragmentos de genes), e uma em particular afeta os códons 69 e 70 do gene S (linhagem Ômicron BA.1). Quando esse trecho do gene S não é identificado no teste RT-PCR, é possível indicar que se trata da nova variante.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ômicron: EUA registram recorde de casos diários de Covid
Por AFP
Boris Johnson: Até 90% dos pacientes com Covid em UTIs do Reino Unido não receberam a 3ª dose
Por AFP
Argentina reduz de 10 para 7 dias o isolamento por Covid para vacinados
Por AFP


