CartaExpressa

Ignoradas pelo governo brasileiro, organizações indigenistas pedem ajuda ao Peru

Após o pedido, a Embaixada solicitou medidas de busca por Bruno Pereira e Dom Phillips nas áreas de fronteira do Brasil com Peru

O Indigenista Bruno Araújo e o jornalista Dom Phillips. Foto: Daniel Marenco | Reprodução
Apoie Siga-nos no

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) comunicou, nesta sexta-feira 10, que solicitou apoio à Embaixada do Peru no Brasil para reforço nas buscas por Bruno Pereira e Dom Phillips. Indigenista e jornalista inglês estão desaparecidos desde domingo 5. 

Segundo a nota divulgada pela Univaja, Rómulo Acurio, embaixador do Peru no Brasil, respondeu o pedido em algumas horas e afirmou que as autoridades peruanas foram avisadas de forma imediata.

A proposta é que o país realize operações de buscas e salvamento nas áreas de fronteira próximas da região do desaparecimento. Isto, “em função da atuação transnacional dos agentes criminosos potencialmente envolvidos nas circunstâncias do desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips”, afirma a entidade. “Transmitimos nosso profundo agradecimento ao governo peruano pela sua cooperação neste momento dramático”. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar