CartaExpressa
Huck convoca panelaço contra o governo; internautas lembram ‘esperança’ do global com Bolsonaro
Em 2018, apresentador disse que então candidato pelo PSL poderia ‘ressignificar a política’


Luciano Huck, empresário e apresentador da TV Globo, convocou para as 20h30 desta sexta-feira 15 um panelaço contra o governo de Jair Bolsonaro em meio à dramática situação em Manaus.
“Sem oxigênio, sem vacina, sem governo. Panelaço sexta 15.01 20h30. #BrasilSufocado”, diz a arte publicada pelo global.
Em meio a manifestações de apoio a Huck, as redes sociais também registraram cobranças à postura do apresentador durante as eleições presidenciais de 2018, quando disse que Bolsonaro poderia “ressignificar a política”.
“Não sou a favor de nenhum candidato, pelo amor de Deus. Vou explicar de novo, tá? Eu fiz uma análise ao longo da semana da minha opinião sobre as duas candidaturas, os dois problemas que eu vejo nelas. No PT, eu jamais votei e jamais vou votar. Isso é fato. O Bolsonaro, de novo, não estou falando que… eu levantei os problemas (de Bolsonaro) e acho, sim, que as pessoas podem amadurecer. É o que eu estou falando. Vamos ver o que vai fazer. (Ele) tem uma chance de ouro, né? De ressignificar a política no Brasil. Vamos ver. Vamos aguardar”, disse Huck antes do segundo turno entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT).
Veja algumas reações:
Ai, Lu… Tenha decência, rapaz! Não era vc o da “chance de ouro”?
— Thiago Theodoro (@thiwitter) January 15, 2021
Só lembrando, você votou nele:
Não faça de conta que você não é culpado por esse caos.
Esse seu comportamento se chama cinismo.
Você declarou voto, eis a prova:
OBS: não adianta apagar, está guardado em meu computador e na nuvem. pic.twitter.com/Lg2akybGlW
— Uallace Moreira 🇧🇷🇰🇷 (@moreira_uallace) January 15, 2021
A gente tentou avisar que não existia “chance de ouro” com adorador de tortura, negacionista científico, misógino, racista e homofobico… mas vc decidiu dar a chance mesmo assim, né?
— Pedro HMC (@hmcpedro) January 15, 2021
Ele não era sua chance de ouro?
— unos em contextos nada a ver (@unosemcontextos) January 15, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.