CartaExpressa
Horas após receber apoio de Bolsonaro, Datena anuncia desistência da candidatura ao Senado
Apresentador revelou logo no início do seu programa na TV que não iria mais participar do pleito


O apresentador José Luiz Datena (PSC) anunciou nesta quinta-feira 30 que desistiu de concorrer ao cargo de senador nas eleições deste ano. Ele disputaria a vaga pelo estado de São Paulo e liderava todas as pesquisas eleitorais até o momento.
A desistência ocorreu poucas horas após Jair Bolsonaro (PL) afirmar que teria sacramentado seu apoio ao apresentador em São Paulo. Antes de viajar para o Mato Grosso do Sul, o ex-capitão foi ao cercadinho de apoiadores em frente ao Palácio do Alvorada e informou seus eleitores da sua decisão.
“Eu estou com o Datena lá, fechei com o Datena, está no outro partido e tem críticas, assim como tem gente que critica o Tarcísio, que critica a mim. Não dá para a gente pacificar o negócio”, disse Bolsonaro na manhã desta quinta.
Datena, por sua vez, usou seu programa da TV Bandeirantes, que inicia por volta das 16 horas, para anunciar que não mais seria candidato ao Senado:
“Em primeiro lugar queria deixar a minha palavra de carinho para com o Presidente da República que hoje de manhã deu uma declaração que tinha me escolhido como candidato de São Paulo. E foi isso mesmo que foi acordado, mas eu pensei bem e resolvi seguir o meu caminho”, disse o apresentador.
O apresentador entrará em férias nesta sexta-feira 1º. Mais cedo, portais de notícias especializados em televisão davam conta de que a emissora usaria o tempo de recesso para fazer Datena desistir da ideia de ser candidato.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Datena é vaiado por apoiadores de Bolsonaro em ato com Tarcísio de Freitas
Por Estadão Conteúdo
Datena chama Moro de ‘traidor’ e ex-juiz rebate: ‘Você não sabe se apoia Lula ou Bolsonaro’
Por CartaCapital