CartaExpressa
Homem que ameaçou Zanin em aeroporto quer pedir desculpas e ‘retirar tudo o que tenha dito’
A Justiça do DF recebeu a queixa-crime em novembro
O empresário Luiz Carlos Basseto, que hostilizou o ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin em um banheiro do Aeroporto de Brasília, no ano passado, apresentou ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal um pedido de retratação.
A peça, enviada à 6ª Vara Criminal de Brasília, sustenta que o homem “retira tudo que tenha dito, de forma a declarar publicamente e perante este Ilustrado Juízo que o querelante não faz jus às ofensas perpetradas”. A defesa busca uma nova audiência de conciliação.
O caso ocorreu em janeiro de 2023. Na ocasião, Zanin foi chamado de “bandido”, “safado” e “vagabundo”. Basseto também disse que o então advogado do presidente Lula (PT) tinha de “tomar um pau de todo mundo que está andando na rua”.
A Justiça do DF recebeu a queixa-crime em novembro.
Um dos argumentos dos advogados para evitar o julgamento por difamação é que o episódio aconteceu “dias após os famigerados acontecimentos de 8 de Janeiro, troca de governo e fortes discussões ideológicas e políticas”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O que Barroso decidiu pautar para a 1ª sessão do STF em 2024
Por CartaCapital
Após operações, Pacheco se reúne com oposição no Congresso para rediscutir STF
Por CartaCapital
STF rejeita HC para oficial do Exército condenado por estelionato militar
Por CartaCapital



