CartaExpressa

Homem com placa de Marielle é agredido por apoiadores de Daniel Silveira

Deputado bolsonarista está preso na sede da PF no Rio de Janeiro

(Foto: Reprodução/Betinho Casas Novas/Twitter)
Apoie Siga-nos no

Um homem que carregava uma placa com o nome da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em 2018, foi agredido nesta quarta-feira 17 por apoiadores do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que está preso na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver o homem sendo enforcado por um dos apoiadores enquanto outros tentam arrancar a placa de suas mãos. Depois, ele é afastado por um agente da PF.

Nas eleições de 2018, quando concorreu ao seu primeiro cargo no legislativo, Silveira ficou famoso ao quebrar uma placa semelhante na companhia do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e do deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL-RJ).

Silveira foi preso na noite de terça-feira 16 após ter publicado, um dia antes, um vídeo com ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal e com alusões ao retorno do AI-5, ato institucional da ditadura.

O plenário do STF endossou a decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes nesta quarta. A Câmara dos Deputados ainda não definiu quando será feita a votação para decidir o futuro do parlamentar.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar