CartaExpressa
Haddad intensifica articulação para Câmara votar a PEC da Transição nesta terça
O futuro ministro da Fazenda afirmou que a decisão do STF contra o orçamento secreto não atrapalha a análise da proposta


O futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) afirmou nesta segunda-feira 19 não haver motivo para a Câmara não votar nesta terça 20 a PEC da Transição. No início da noite, o petista se reuniu com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Segundo Haddad, a decisão do Supremo Tribunal Federal de considerar inconstitucional o pagamento das emendas de relator, conhecidas como orçamento secreto, não impactará a análise da PEC.
“Amanhã, vamos falar com os líderes, explicar os conceitos da PEC e o que vamos fazer com o RP9 (nome técnico do orçamento secreto), que vai continuar no Orçamento, e definir a destinação desses recursos para melhorar as obras de infraestrutura e concluir obras que estão paradas”, disse o futuro ministro.
Mais cedo, Lira afirmou que a votação da PEC da Transição está mantida para esta terça, mesmo com a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que libera o Bolsa Família do teto de gastos em 2023.
A decisão de Gilmar abre caminho para Lula manter o programa social com a abertura de crédito extraordinário via Medida Provisória, sem a necessidade de aprovar a PEC no Congresso Nacional.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça aceita denúncia contra célula nazista e seis viram réus em Santa Catarina
Por Wendal Carmo
Às vésperas da posse, STF ‘salva’ Lula de Arthur Lira
Por André Barrocal
Boulos descarta ser ministro de Lula e diz que deve se candidatar a prefeito de São Paulo
Por CartaCapital