CartaExpressa
Haddad defende Alckmin como vice de Lula em 2026
O pré-candidato ao governo paulista disse que ouvirá o vice-presidente para definir sua chapa
Pré-candidato ao governo de São Paulo, o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) defendeu nesta sexta-feira 20 que Geraldo Alckmin (PSB) continue como vice na chapa do presidente Lula (PT) à reeleição.
Em sua primeira entrevista coletiva após anunciar que enfrentará Tarcísio de Freitas (Republicanos) pelo governo paulista, Haddad disse considerar “natural” a reedição da dupla vitoriosa em 2022.
“Alckmin está muito confortável e todos nós estamos muito confortáveis com a solução dada em 2022, da qual participei intensamente”, destacou o pré-candidato.
Em relação à construção de sua própria vice, Haddad disse que ouvirá Alckmin — governador de São Paulo por quatro mandatos — sobre a melhor composição para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.
O petista também admitiu a dificuldade de “penetração no interior” paulista, mas enfatizou ter obtido há quatro anos o melhor resultado da esquerda no estado. Segundo Haddad, “o empresariado brasileiro não tem do que reclamar dos governos progressistas”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



