CartaExpressa
Haddad antecipa volta aos trabalhos e terá reunião com Lula nesta segunda
O ministro estaria de recesso até o próximo dia 21


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu antecipar a volta das férias. O chefe da pasta voltaria aos trabalhos apenas no dia 21 de janeiro, mas, já nesta segunda-feira 6, terá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília (DF).
Inicialmente, a agenda de Haddad envolveria férias entre o início do ano e o dia 21, e uma suspensão do recesso entre hoje e o próximo dia 9 de janeiro.
Entretanto, segundo nota divulgada pela Fazenda, “a decisão de cancelar o período de descanso foi tomada após o pronto restabelecimento de seu familiar que passou por um procedimento cirúrgico no final do ano, motivo da marcação de férias neste período”.
A passagem de 2024 para 2025 foi marcada por agitação no ambiente econômico, com o dólar disparando frente ao real, graças à recepção negativa do mercado ao pacote de corte de gastos anunciado por Haddad no final do ano.
Além disso, as articulações precisaram ser reforçadas no Congresso, visando aprovar o pacote de contenção de gastos públicos e outros temas de relevo do governo, como a regulamentação da reforma tributária.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.