CartaExpressa

Guedes volta a pressionar pela privatização da Petrobras e diz que petróleo ‘valerá zero’

Para o ministro da Economia, a Petrobras corre riscos porque daqui ‘a cinco ou dez anos’ o mundo fará a transição para o carro elétrico

O ministro da Economia, Paulo Guedes. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a pressionar pela privatização da Petrobras e questionou a manutenção da empresa como estatal, mas listada em Bolsa de Valores.

“A estatal listada em Bolsa ajuda a sociedade, derruba os preços e acaba quebrando, como no governo passado? Ou vira de mercado, bota o preço lá em cima e — entre aspas — aperta o consumidor, como está acontecendo agora com o petróleo? A Petrobras não satisfaz ninguém, e a bomba fica no colo do governo”, afirmou Guedes.

Ele ainda declarou que o Estado deveria vender a empresa antes que a era do petróleo chegue ao fim.

“O mundo inteiro está indo em direção ao verde e ao digital. O futuro não é com a mão suja de graxa, como diz um ex-presidente aí que fala que quer a Petrobras de volta. De volta para quê? Para saquear? Para quê, se o futuro é verde? Vai morrer sentado em cima desse petróleo valendo zero”, declarou.

Para Guedes, a Petrobras corre riscos porque daqui ‘a cinco ou dez anos’ o mundo fará a transição para o carro elétrico.

As declarações do ministro ocorreram durante a divulgação do Indicador de Governança das Estatais, que verifica o cumprimento de diversos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar