CartaExpressa
Guedes diz que plano para 10 anos é continuar a vender estatais: ‘Gostaria de privatizar todas’
‘Petrobras, BB, todo mundo entrando na fila’, disse o ministro da Economia


O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou nesta segunda-feira 27 a defender a aceleração do processo de privatização de estatais.
Segundo ele, o plano econômico do governo para os próximos 10 anos prevê a venda de empresas como Petrobras e Banco do Brasil.
“Eu gostaria de privatizar todas as estatais, é uma forma de dizer. Quem dá o timing é a política”, disse Guedes em evento virtual da International Chamber of Commerce Brasil. “Qual é o plano para os próximos 10 anos? Continuar com as privatizações. Petrobras, BB, todo mundo entrando na fila, e isso sendo transformado em dividendos sociais”.
Na live, o ministro negou que o governo tenha ‘falhado’ com as privatizações, mas admitiu que a entrega de estatais “não andou no ritmo que gostaríamos”. Ainda assim, celebrou “240 bilhões de reais em dois anos e meio” provenientes da venda de pequenas empresas ou de subsidiárias.
“Não foram grandes empresas, as grandes vêm agora: Correios, Eletrobras”, acrescentou. Guedes ainda aproveitou a participação no evento para rebater críticas à sua gestão na Economia: “Quanto menos conhece, mais critica e não reconhece o que está sendo feito”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governador do Rio adere à chantagem de Bolsonaro e Guedes para colocar a população de joelhos
Por Mônica Francisco
O saldão de Paulo Guedes no Rio de Janeiro
Por Carlos Vainer
Guedes ataca a reeleição: ‘Maior erro. Fica uma fixação o tempo inteiro’
Por CartaCapital