CartaExpressa
Guedes diz que o Brasil pode crescer 5% neste ano ‘se deixar de lado essa psicologia derrotista’
A projeção otimista, segundo o ministro, passa por ‘trabalharmos em vez de jogarmos pedra um no outro’


O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira 26 que o Brasil pode crescer até 5% em 2021, desde que abandone a “psicologia derrotista”. A declaração foi feita em conferência com investidores promovida por um banco, com as participações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
“Se deixarmos de lado essa psicologia derrotista, esse descredenciando a democracia, essa vontade de ganhar de qualquer forma o poder político, eu acho que podemos de novo surpreender”, afirmou Guedes. “O Brasil pode crescer 5%, depende”.
Segundo ele, essa projeção otimista, para “crescer mais”, passa por “trabalharmos em vez de jogarmos pedra um no outro”.
“Se ficarmos jogando pedra um no outro, vamos crescer menos”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.