CartaExpressa
GSI tornará públicas todas as imagens do 8 de Janeiro, afirma Cappelli
Nas redes sociais, Cappelli afirma que o GSI já havia procurado o Supremo Tribunal Federal para falar sobre a liberação de todas as imagens


O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Cappeli, afirmou na noite de sexta-feira 21 que tornará todas as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. A medida atende a pedido do ministro Alexandre de Moraes.
Nas redes sociais, Cappelli afirma que o GSI já havia procurado o Supremo Tribunal Federal para falar sobre a liberação de todas as imagens, o que será feito a partir deste sábado 22.
Foi o GSI que consultou formalmente o STF sobre a liberação de todas as imagens, o que faremos a partir de hoje. A tentativa de transformar as vítimas em culpadas é uma prática conhecida do fascismo.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) April 22, 2023
Ricardo Cappelli assumiu a liderança do GSI após o controverso pedido de demissão do general Gonçalves Dias. Imagens de câmeras de segurança do Planalto reveladas pela CNN mostraram o general circulando pelos andares do Palácio durante os ataques. Embora estivesse ali, Dias negou em depoimento à PF ter se omitido ou auxiliado de alguma forma os golpistas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.