CartaExpressa
Governo zera taxas sobre importação de jet-skis, balões e dirigíveis
A medida foi anunciada pelo Ministério da Economia e já consta no Diário Oficial


O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) zerou o imposto sobre a importação de jet-skis, balões e dirigíveis, segundo comunicado desta quarta-feira 2 da Câmara de Comércio Exterior, a Camex.
A medida já foi publicada no Diário Oficial da União e data de 24 de fevereiro. A norma entra em vigor dez dias após a publicação, de acordo com o registro.
Em nota, o órgão declarou que 30 produtos para o setor aeronáutico tiveram as tarifas sobre importação zeradas. A lista de itens também inclui impressoras, máquinas de corte, planadores e aparelhos de telefone.
O texto diz que os produtos “poderão ter suas alíquotas reduzidas a zero quando importados para uso em atividades relacionadas ao setor”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.