CartaExpressa
Governo quer doar 1 milhão de testes quase vencidos ao Haiti
O Ministério da Saúde não conseguiu coordenar uma estratégia massiva de testagem da população


O Ministério da Saúde negocia a doação de cerca de 1 milhão de testes RT-PCR que estão prestes a vencer ao Haiti. A informação foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pela pasta de Eduardo Pazuello.
Segundo a reportagem, entre os 5 milhões de testes sem destinação certa até o momento, uma parte deve ser direcionada ao país da América Central.
Nacionalmente, o ministério não conseguiu coordenar uma estratégia massiva de testes na população por conta da falta de reagentes corretos para a identificação do vírus.
A pasta afirmou que o pedido veio do Haiti, apesar da embaixada não confirmar a veracidade das negociações, e que o Brasil analisa a capacidade estrutural do país em receber e aplicar testes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.