CartaExpressa
Governo oficializa nomeação de Marcos Amaro como ministro do GSI
Nomeação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU)


O governo federal oficializou, nesta quinta-feira 4, o nome do general da reserva Marcos Antonio Amaro dos Santos como ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. O decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).
Marcos Amaro assume o GSI após a queda do general Gonçalves Dias, que saiu da pasta depois da divulgação de um vídeo no qual Dias aparece no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), durante o 8 de Janeiro.
Com passagem anterior pelo órgão durante o governo Dilma Rousseff (PT), Amaro já foi Chefe do Estado-Maior do Exército.
A cerimônia de posse de Marcos Amaro como ministro do GSI ocorreu em uma reunião fechada no Palácio do Planalto e contou com a presença do presidente Lula (PT).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá posse ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Marcos Amaro, em cerimônia fechada no Palácio do Planalto.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quem é o general da reserva Marcos Amaro, novo ministro do GSI
Por André Lucena
Cappelli amplia faxina de bolsonaristas e exonera mais 58 servidores do GSI
Por Wendal Carmo
Imagens mostram agentes do GSI como ‘garçons dos terroristas’, diz Padilha
Por Victor Ohana
Lula pediu para Cappelli acelerar despolitização do GSI, diz site
Por Caio César