CartaExpressa
Governo Milei autoriza envio de militares argentinos para ajudar vítimas das chuvas no RS
Governo do país vizinho diz que medida atendeu a um pedido do governador Eduardo Leite


O governo de Javier Milei, da Argentina, autorizou o envio de militares para dar suporte às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
O envio dos fardados foi autorizado em uma resolução publicada no país vizinho nesta segunda-feira 13. O texto autoriza uma operação conjunta de proteção civil “com o objetivo de prestar assistência humanitária” ao RS.
Segundo o governo argentino, o envio de pessoal atende a um pedido do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Os Capacetes Brancos – responsáveis argentinos pela implementação de assistência humanitária internacional – vão atuar no resgate de pessoas, na logística e na gestão dos abrigos.
No momento, mais de 80 mil pessoas estão em abrigos no estado.
Pela resolução assinada pelo ministro da Defesa de Milei, Luis Petri, não fica claro quantos militares argentinos farão parte da operação em solo brasileiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula adia viagem ao Chile para acompanhar enchentes no Rio Grande do Sul
Por CartaCapital
Passa de 700 o número de abrigos temporários no Rio Grande do Sul
Por Agência Brasil
Somos todos e todas Rio Grande do Sul
Por Benedita da Silva
A era das catástrofes
Por Aldo Fornazieri