CartaExpressa
Governo Lula pode lançar versão internacional da EBC em 2024
A ideia surgiu após o presidente reclamar da ausência de conteúdo que ‘mostra o Brasil’ ao mundo


O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT), anunciou a jornalistas que o governo Lula estuda retomar um projeto para internacionalizar a EBC e a TV Brasil a partir de 2024. O canal, informou o petista, terá o objetivo de divulgar as ações do País no exterior.
Pimenta não deu detalhes sobre os custos e como funcionaria, na prática, a iniciativa. O ministro pontou que a ideia surgiu após o presidente Lula notar uma ausência de conteúdos que mostram o Brasil ao mundo.
“O presidente Lula, nas viagens internacionais, se ressente muito porque ele não encontra conteúdo que mostra o Brasil e divulga as coisas do Brasil”, declarou o ministro, nesta terça-feira 17. “Ele tem muita vontade, desejo, de que a gente possa voltar a ter um espaço de divulgação do Brasil”.
De acordo com Pimenta, o projeto também conta com aval da Embratur, hoje presidida pelo ex-deputado Marcelo Freixo. O órgão atua com a divulgação internacional dos ativos turísticos brasileiros.
“Nós ainda não temos [o projeto] detalhado. É uma ideia que nós temos. São vários cenários e possibilidades. As próximas mudanças tecnológicas, elas tornam muito mais viáveis, mais barato, um projeto de pensar uma EBC internacional”, acrescentou. “Num próximo período, vamos finalizar uma ideia”
As declarações do ministro foram dadas após cerimônia de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública. Durante o evento, a Empresa Brasileira de Comunicação, a EBC, firmou acordos de cooperação com mais de 30 universidades federais para ampliar o sinal de transmissão da TV Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Do que tratam as ações contra Lula e Alckmin que estão no TSE
Por André Lucena
A genealogia do mundo cão
Por Ana Paula Sousa
EBC lança novo canal e finaliza a ‘separação’ da TV Brasil
Por CartaCapital