CartaExpressa
Governo Lula não tem uma base consistente no Congresso Nacional, diz Lira
O presidente da Câmara avalia que a gestão federal teria dificuldade para aprovar neste momento uma reforma tributária


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avaliou nesta segunda-feira 6 que o governo Lula ainda não construiu uma base confortável no Congresso Nacional.
Durante um evento na Associação Comercial de São Paulo, na capital paulista, ele afirmou que o primeiro semestre deste ano é “imprescindível” para a aprovação de uma reforma tributária, uma das prioridades da gestão federal na agenda econômica.
Para aprovar uma PEC – como a da reforma tributária -, não basta uma maioria simples. O governo precisaria de no mínimo 308 votos na Câmara e 49 no Senado.
“Teremos um tempo pra que o governo se estabilize internamente, porque hoje o governo ainda não tem uma base consistente nem na Câmara, nem no Senado para enfrentar matérias de maioria simples, quanto mais matérias de quórum constitucional”, disse Lira.
O deputado ainda afirmou esperar que o Congresso e o governo construam uma “harmonia” e disse que o Parlamento tem, hoje, “atribuições mais amplas”, o que demandaria uma negociação baseada em “bom senso, muita conversa, amplitude e clareza”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula anunciou em média um benefício a cada oito dias, mostra levantamento
Por André Lucena
Bolsonaro confirma retorno ao Brasil neste mês e não reconhece derrota para Lula
Por Getulio Xavier
‘Muitos conflitos vão pipocar no governo Lula’, diz diretor do MST na Bahia
Por Victor Ohana e Alisson Matos