CartaExpressa
Governo Lula cede três imóveis da União para o Minha Casa, Minha Vida
Propriedades ficam em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Vitória (ES); governo pretende lançar programa para democratizar imóveis da União
O governo federal determinou que três imóveis da União sejam destinados à construção de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. A decisão foi publicada ao longo da última semana por meio de portarias e representa a primeira medida para execução do Programa de Democratização dos Imóveis da União.
Os imóveis estão localizados em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Vitória (ES). Juntas, as propriedades têm capacidade para a construção de cerca de 291 unidades. Os endereços dos imóveis são os seguintes:
- São Paulo: Praça da República, n. 287 e 299 – República. Segundo o governo, o local tem capacidade para 100 unidades habitacionais;
- Manaus: Rua Quintino Bocaiúva, n. 122, Centro. O local poderá receber cerca de 85 unidades habitacionais;
- Vitória: Rua João Caetano, n. 33, Centro. De acordo com o governo, o imóvel poderá receber 106 unidades habitacionais.
O Programa de Democratização dos Imóveis da União está sendo desenhado para destinar ao interesse social os imóveis da União que estejam em situação indefinida, a exemplo de áreas urbanas vazias, prédios vazios e ocupados, conjuntos habitacionais com famílias não tituladas, núcleos urbanos informais com ou sem infraestrutura.
O programa, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, terá três prioridades:
- provisão habitacional;
- regularização fundiária e urbanização;
- obras de infraestrutura.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula relança o Minha Casa, Minha Vida com críticas a Campos Neto: ‘Ele não é dono do Brasil’
Por André Lucena
Quem tem direito, o que muda: saiba tudo sobre o novo Minha Casa, Minha Vida
Por André Lucena
Novas regras do Minha Casa, Minha Vida começam a valer hoje; veja o que muda
Por André Lucena
MST anuncia acordo com o governo e desocupa área da Embrapa em Pernambuco
Por CartaCapital



