CartaExpressa

Governo Lula anuncia reajuste nos salários da Polícia Penal Federal

O salário do topo da carreira subirá de 13 mil para 20 mil reais

Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Gestão e Inovação informou ter firmado um acordo para reajustar os salários de carreiras da Polícia Penal Federal. A atualização nos vencimentos deve chegar a 60% e foi anunciada nesta quarta-feira 17, após uma reuniões entre representantes da pasta e da categoria, como a Federação Nacional dos Policiais Penais.

salário do topo da carreira subirá de 13 mil para 20 mil reais, acrescentou o ministério. A pasta não informou qual será o reajuste para as outras faixas e quando o aumento passará a valer.

A Polícia Penal Federal surgiu em 2019 com a promulgação da emenda constitucional que equiparou os agentes penitenciários aos integrantes das demais polícias. São aproximadamente 1,6 mil servidores, distribuídos em cinco presídios federais.

No ano passado, as polícias Federal e Rodoviária Federal receberam recomposição salarial. Mas a Polícia Penal Federal ficou de fora, e os integrantes da força intensificaram o pleito.

Durante a última terça-feira, por exemplo, servidores da corporação realizaram protestos em Brasília com cobranças pela regulamentação da carreira.

O acordo de reajuste salarial anunciado pelo governo federal nesta quinta ainda prevê o envio de um projeto de lei ao Congresso para regulamentar e estabelecer um plano de carreira da categoria – não há, contudo, previsão de quando isso acontecerá.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar