CartaExpressa
Governo Lula anuncia mais de 4 mil novas vagas em concursos; confira a lista
Entre os critérios para justificar a medida estão ‘quantitativo de perda de servidores nos últimos anos e idade média dos servidores da ativa’


O governo Lula anunciou nesta sexta-feira 16 a autorização para realizar novos concursos públicos. São, ao todo, 4.436 vagas para preencher os quadros de 20 ministérios. A informação foi divulgada pela ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck.
A gestão federal já havia autorizado concursos em pelo menos cinco órgãos desde o início do ano: IBGE, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Relações Exteriores e Funai receberam seis meses para lançar os editais.
“A gente usa alguns critérios objetivos para definição da necessidade de concurso, como quantitativo de perda de servidores nos últimos anos e idade média dos servidores da ativa. Esses concursos são uma forma de reforço da máquina estatal para oferecimento de serviços públicos, como determina o presidente Lula”, justificou Dweck.
Confira todas as vagas contempladas pelo anúncio desta sexta:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dino diz que PF vai investigar pastor que pediu para ‘Deus arrebentar a mandíbula de Lula’
Por André Lucena
Líder do governo Lula endurece críticas e sugere a demissão de Campos Neto
Por CartaCapital
Pastor bolsonarista pede que evangélicos orem para ‘Deus arrebentar a mandíbula de Lula’
Por CartaCapital