CartaExpressa

Governo Lula anuncia concurso da Polícia Federal com 2 mil vagas

O ministro da Justiça destacou que as novas contratações vão ajudar a PF a aprimorar o trabalho de combate ao crime organizado

Governo Lula anuncia concurso da Polícia Federal com 2 mil vagas
Governo Lula anuncia concurso da Polícia Federal com 2 mil vagas
29.01.2025 - Apresentação das Ações da Polícia Federal. Foto: Jamile Ferraris / MJSP
Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou a jornalistas nesta quarta-feira 29 que o presidente Lula (PT) deu aval à realização de um concurso público para cobrir cerca de 2 mil vagas na Polícia Federal.

A expectativa é que o processo seletivo englobe vagas para os cargos de delegado, perito, escrivã, agente e papiloscopista. Serão mil postos de trabalho neste ano e os restantes em 2026. O governo ainda não divulgou detalhes sobre a distribuição das vagas por cargo nem os requisitos específicos para cada função.

Interessados devem acompanhar as publicações oficiais para obter informações sobre o edital e o cronograma da prova.

Lewandowski falou à imprensa após se reunir com o mandatário, no Palácio do Planalto. Também participaram do encontro a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e o diretor-geral da PF, Andrei Passos.

Ao anunciar a realização do concurso, o ministro da Justiça destacou que as novas contratações vão ajudar a PF a aprimorar o trabalho de combate ao crime organizado. Horas antes da reunião com Lula, Lewandowski participou de uma evento onde foram apresentados dados sobre as ações da corporação em 2024.

Entre outras coisas, os números mostram que a PF ampliou em 70% a asfixia financeira sobre o crime organizado no ano passado, com apreensões que somaram 5,6 bilhões de reais, contra 3,3 bilhões no ano anterior.

O valor não se refere a bloqueios determinados pela Justiça, e sim o que efetivamente foi apreendido pela PF ao longo do ano passado, como veículos, aeronaves, helicópteros, edifícios inteiros e dinheiro em espécie.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo