CartaExpressa
Governo rebate rumores de que pretende rever contratos com a Starlink, empresa de internet de Musk
Boato circulou após o ministro Paulo Pimenta reagir a comentários de Elon Musk na rede social X e foi desmentido nesta terça-feira pela Secom
A Secretária de Comunicação da Presidência desmentiu, nesta terça-feira 9, a informação de que pretende rever contratos do governo federal com a Starlink, empresa de internet de Elon Musk. Segundo a pasta, não procede os rumores veiculados na segunda-feira 8, após uma crítica do ministro Paulo Pimenta ao bilionário.
O tema ganhou tração nas redes e figurou entre manchetes de alguns jornais após o empresário desafiar, nos últimos dias, decisões judiciais que determinaram o bloqueio de contas da plataforma X, o antigo Twitter, e publicar críticas diretas ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Nas publicações, Musk questiona a atuação de Moraes, especialmente no comando do Tribunal Superior Eleitoral. O bilionário defendeu a liberdade de expressão e sugeriu que o Brasil estaria sob ameaça da censura com os programas de combate a informações falsas firmados pelo governo e pelos tribunais.
Em resposta a Musk, Pimenta havia destacado a importância de não permitir que influências estrangeiras desrespeitem a Constituição brasileira. Comentário que deu, então, origem ao boato de que os contratos poderiam ser revistos.
“Ao contrário do que foi veiculado, e já corrigido, pelo Valor Econômico e pela Agência Reuters, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, jamais falou em rever contratos do Governo Federal com a Starlink ou qualquer empresa de comunicação”, diz a nota da Secom. “Em conversa com jornalistas ontem, ele sequer menciona a Starlink em nenhum momento.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Musk volta a atacar Moraes e, sem provas, questiona processo eleitoral brasileiro
Por André Lucena
Deputados bolsonaristas articulam homenagem a Musk na Câmara
Por CartaCapital
Flávio Bolsonaro usa o ‘Roda Viva’ para defender Musk e, sem provas, atacar o TSE
Por CartaCapital



