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Governo federal empenha R$ 6,4 bi para modernizar rodovias no Paraná
A ação, que integra o Novo PAC, tem como principais intervenções a duplicação de mais de 350 quilômetros de pistas


O governo federal anunciou, nesta quarta-feira 29, o financiamento de 6,4 bilhões para rodovias no Paraná. O investimento modernizará 605 quilômetros de estradas no estado.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o apoio à concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável por administrar rodovias que conectam o litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro Paraná. O financiamento consiste em 829 milhões de reais em financiamento direto e 5,55 bilhões em emissão de debêntures.
A ação, que integra o Novo PAC, tem como principais intervenções a duplicação de mais de 350 quilômetros de pistas, a criação de 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais. A tarifa de pedágio média será 31% inferior em relação às praticadas nas concessões anteriores.
A malha rodoviária conecta a Região Metropolitana de Curitiba ao litoral e ao Porto de Paranaguá, desempenhando um papel importante no transporte da produção agrícola.
Segundo o governo, as ações gerarão 105 mil empregos diretos e indiretos, melhorarão o fluxo de carga para o Porto de Paranaguá e contribuirão para a redução de acidentes nas rodovias do estado.
Durante a cerimônia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a redução de custos decorrente da ação do governo federal. “Esse anúncio representa a união de esforços que estamos promovendo, captando investimentos privados e garantindo apoio público a iniciativas de infraestrutura. O projeto permitirá a redução de custos logísticos e o benefício direto à população, que continuará pagando menos pedágio que nas concessões anteriores”, afirmou.
Já o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que o projeto contribui para superar gargalos em infraestrutura e mobilidade. “Promove a conectividade inclusiva, reduz a geração de efluentes e evita emissões de gases de efeito estufa, além de garantir uma das principais vias de escoamento da safra do Paraná.”
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