CartaExpressa
Lula anuncia parcela extra do Fundo de Participação dos Municípios para o RS
Será transferida uma cota extra para cada município atingido pelas enchentes ainda neste mês


O governo Lula (PT) anunciou, nesta sexta-feira 17, o pagamento de uma parcela extra do Fundo de Participação dos Municípios para cidades do Rio Grande do Sul que tenham decretado estado de calamidade em decorrência das enchentes.
A previsão é que sejam transferidos 192 milhões de reais a 47 municípios.
Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), o valor será incluído em uma medida provisória a ser publicada até a semana que vem.
A expectativa é que a cota extra seja paga ainda neste mês.
O Fundo de Participação dos Municípios consiste na transferência de 22,5% dos valores arrecadados pela União referentes ao Imposto de Renda e ao Imposto sobre Produtos Industrializados para estados e o Distrito Federal.
A distribuição dos recursos estados e aos municípios ocorre de acordo com o número de habitantes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rio Grande do Sul pode voltar a ter temporais na próxima semana, diz ministro
Por CartaCapital
Prejuízos com as chuvas no Rio Grande do Sul passam de R$ 10 bilhões, diz CNM
Por CartaCapital