CartaExpressa

Governo decreta situação de emergência em mais 7 cidades do RS devido à estiagem

A medida torna os municípios aptos a receberem recursos da União para colocarem em prática seus planos de recuperação

Governo decreta situação de emergência em mais 7 cidades do RS devido à estiagem
Governo decreta situação de emergência em mais 7 cidades do RS devido à estiagem
Estiagem no Rio Grande do Sul. Foto: SEMA
Apoie Siga-nos no

O governo federal decretou situação de emergência em mais sete cidades do Rio Grande do Sul devido à estiagem, o que as torna aptas a receberem recursos da União para executarem planos de recuperação.

Foram incluídos na lista os municípios de Derrubadas, Eugênio de Castro, Garruchos, Gramado Xavier, Rio Grande, Santo Ângelo e Tunas.

Segundo a última atualização da Defesa Civil, 317 municípios decretaram emergência devido à falta de chuvas. Destes, 191 já tiveram a situação homologada pela União.

Na sexta-feira 17, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) autorizou o repasse de mais de  3,8 milhões de reais a 15 cidades do estado atingidas pela estiagem. Segundo o Governo Federal, o dinheiro deve ser usado para a compra de cestas básicas, combustível para caminhões-pipa e reservatórios de água. O montante de recursos liberados já chega a 6,4 milhões, segundo informou o titular da pasta, Waldez Góes.

Na quinta-feira 23, uma comitiva de ministros vai desembarcar na cidade de Hulha Negra, na fronteira com o Uruguai, uma das mais afetadas pela estiagem. A expectativa é que o governo anuncie novas medidas de auxílio aos atingidos pela seca.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo