CartaExpressa
Governo confirma novo foco de gripe aviária em criação de aves domésticas no Mato Grosso
Esse é o quarto foco da doença em aves de subsistência detectado no Brasil; segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o foco não traz novas consequências para o comércio internacional
O Ministério da Agricultura confirmou, neste final de semana, a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis, no estado de Mato Grosso.
A confirmação foi feita pelo Serviço Veterinário Oficial, que interditou a propriedade e coletou amostras para análise laboratorial que deram positivo para gripe aviária. É o quarto foco da doença em aves de subsistência detectado no Brasil.
O Ministério informou que as medidas de erradicação e ações de vigilância foram iniciadas no domingo 8, compreendendo um raio de 10 km ao redor do foco da doença. Ainda de acordo com a pasta, no raio compreendido, não há produção comercial de aves.
O governo reiterou também que a ocorrência não traz novas restrições ao comércio internacional. “O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros”, garantiu em comunicado.
O foco também não altera o período de 28 dias de vazio sanitário após a desinfecção da área em Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Vereador confunde tombamento de igreja com demolição: ‘Totalmente contra’
Por CartaCapital
Motta diz que Câmara apenas cumprirá decisão do STF e declarará a perda do mandato de Zambelli
Por Vinícius Nunes
Moraes rejeita pedido de Braga Netto e mantém transmissão do interrogatório da trama golpista
Por CartaCapital


