CartaExpressa
Governo Bolsonaro é reprovado por 48% dos eleitores, diz Datafolha
Quando comparado com outros presidentes em igual tempo de mandato, Bolsonaro continua registrando a pior avaliação


A avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro (PL) variou dois pontos percentuais para cima desde março e já soma 48% de reprovação, segundo o instituto Datafolha. O resultado consta na nova pesquisa divulgada na noite desta quinta-feira 27, que, no recorte eleitoral, traz Lula (PT) em vantagem, com chances de vitória em primeiro turno.
Aqueles que consideram o presidente como um governo positivo somam apenas 25%, mesmo resultado registrado em março. Há ainda uma fatia de 27% que aponta um desempenho regular do ex-capitão.
“Com os resultados, Bolsonaro continua no posto de presidente com a pior avaliação em igual tempo de mandato entre todos os presidentes eleitos após a redemocratização do país”, registra o instituto na divulgação dos resultados no jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira 27.
Para efeitos de comparação, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, ambos do PT, tinham 22% e 26% de reprovação, respectivamente, neste mesmo período de mandato. Já Fernando Henrique Cardoso (PSDB) somava 24% de avaliações negativas. Os dados são da série histórica do instituto.
Apesar de alta e de deixar Bolsonaro no pior cenário para um presidente nesta altura de mandato, essa não é a pior avaliação do ex-capitão registrada pelo Datafolha. Em dezembro do ano passado, sua reprovação chegou a 53% dos entrevistados pelo instituto.
Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou pessoalmente 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país. O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Datafolha consolida Lula e pode ampliar desembarque da 3ª via, avalia dirigente do PT
Por Leonardo Miazzo
Depois do Datafolha, Bolsonaro terá de reajustar a agenda do golpe
Por Camilo Aggio
Datafolha: Lula vai a 48% e pode vencer no 1º turno; Bolsonaro tem 27%
Por CartaCapital