CartaExpressa
Governo Bolsonaro é frágil para avançar nos ataques às instituições, diz Santa Cruz
Presidente da OAB afirma não acreditar em ruptura democrática
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro não conseguirá avançar nos ataques às instituições. Para ele, o governo é “administrativamente frágil” para ser bem sucedido em uma escala golpista.
Em entrevista ao site Poder360, Santa Cruz disse ainda que os protestos marcados para o próximo 7 de setembro não representam risco iminente para o funcionamento da democracia no País.
“Todo mundo, a favor ou contra, tem o direito de ir às ruas. Nós lutamos muito. No meu caso eu perdi meu pai, para que isso pudesse ser realidade. Tomara que possam ir às ruas. Agora, ir às ruas dentro da lei. Ordeiramente, respeitando quem pensa diferente. Peço a todos que se mantenham pacíficos”, declarou.
“Não acredito em ruptura. Acredito que essa exploração que há da tensão interessa aqueles que trabalham contra a democracia”, acrescentou.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pedido de impeachment de Alexandre de Moraes não tem fundamento jurídico, diz OAB
Por Estadão Conteúdo
Lira diz que militares não darão golpe: ‘São conscientes e protetores da Nação’
Por CartaCapital


