CartaExpressa
Governo Bolsonaro é frágil para avançar nos ataques às instituições, diz Santa Cruz
Presidente da OAB afirma não acreditar em ruptura democrática


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro não conseguirá avançar nos ataques às instituições. Para ele, o governo é “administrativamente frágil” para ser bem sucedido em uma escala golpista.
Em entrevista ao site Poder360, Santa Cruz disse ainda que os protestos marcados para o próximo 7 de setembro não representam risco iminente para o funcionamento da democracia no País.
“Todo mundo, a favor ou contra, tem o direito de ir às ruas. Nós lutamos muito. No meu caso eu perdi meu pai, para que isso pudesse ser realidade. Tomara que possam ir às ruas. Agora, ir às ruas dentro da lei. Ordeiramente, respeitando quem pensa diferente. Peço a todos que se mantenham pacíficos”, declarou.
“Não acredito em ruptura. Acredito que essa exploração que há da tensão interessa aqueles que trabalham contra a democracia”, acrescentou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pedido de impeachment de Alexandre de Moraes não tem fundamento jurídico, diz OAB
Por Estadão Conteúdo
Lira diz que militares não darão golpe: ‘São conscientes e protetores da Nação’
Por CartaCapital