CartaExpressa
Governo autoriza concurso da Polícia Federal com 1.000 vagas; edital sai até agosto
A maior parte das vagas é para o cargo de agente da PF


O governo federal confirmou nesta sexta-feira 14 a autorização para realização de concurso público da Polícia Federal (PF), com 1.000 vagas previstas. O edital será publicado em até seis meses, ou seja, até agosto.
Em portaria publicada no Diário Oficial da União, foi apresentada a lista de vagas que serão ofertadas. A maior parte delas, 630, será para agente da PF.
Também estão previstas seleções para os cargos de escrivão (160 vagas), delegado (120), perito criminal (69) e papiloscopista (21).
A realização de concurso para a PF é uma promessa do governo desde o ano passado. O diretor da corporação, Andrei Rodrigues, fez cobranças públicas por mais pessoal e mais verba.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.