CartaExpressa
Governo aciona PF após vídeo falso usando a imagem de Alckmin
Advocacia-Geral da União também já foi acionada para tentar barrar a circulação do material falso


O vice-presidente Geraldo Alckmin alertou, nesta terça-feira 5, que golpistas estão usando um vídeo falso com sua imagem para coletar informações pessoais. Segundo Alckmin, o governo já acionou a Polícia Federal para investigar o caso.
Está circulando na internet um vídeo, produzido por inteligência artificial, em que a imagem e voz do vice-presidente é usada para pedir que usuários coloquem seus dados em um site para verificar se há “dinheiro esquecido” em bancos e instituições financeiras.
“Muito cuidado com o que vocês recebem via WhatsApp e redes sociais. Preste atenção se a postagem está no canal oficial do governo ou da minha própria conta oficial”, alertou.
Ainda conforme o vice-presidente, a Advocacia-Geral da União também já foi acionada para tentar barrar a circulação do material falso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Alckmin vota em São Paulo e diz que Boulos está em ‘curva de crescimento’
Por CartaCapital
Ao lado de Alckmin, Tabata mira eleitor ‘que não quer Marçal nem Boulos’
Por CartaCapital
Quanto menor a taxa de juros, melhor para tudo, diz Alckmin
Por CartaCapital