CartaExpressa
Governadora anuncia delegado da PF para comandar a Segurança do DF
A secretaria estava sem titular desde os ataques terroristas às sedes dos Três Poderes


O governo do Distrito Federal confirmou o delegado da Polícia Federal Sandro Avelar como o novo secretário de Segurança Pública.
O anúncio aconteceu nesta quarta-feira 25, em entrevista coletiva no Palácio do Buriti.
“É um nome que precisa ter pré-requisitos. Com certeza, estamos em um momento que ainda há um alerta por conta da posse da Câmara, do Senado e do Supremo. No dia 1º, tenho de ter um secretário que já conheça o esquema de segurança”, afirmou a governadora em exercício, Celina Leão (PP).
Delegado desde 1999, Avelar ocupou a Secretaria de Segurança entre 2011 e 2014, durante o governo de Agnelo Queiroz (PT). Também exerceu o cargo de diretor do Sistema Penitenciário Federal e liderou o combate ao crime organizado na Superintendência da PF no Distrito Federal.
“Recebi esse convite com muita honra e como uma missão. Vou procurar contribuir com o conhecimento que tenho dessa área dentro do plano do Distrito Federal e do governo federal, onde tive a oportunidade de atuar. Vou trazer esse espirito colaborativo, de integração. Somar esforços para ajudar o DF e o País neste momento”, disse o novo secretário.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.