CartaExpressa

Google homenageia ícone da luta das empregadas domésticas no Brasil

Laudelina de Campos Melo lutou a vida toda pelas mulheres empregadas e pela população negra

Homenagem do Google a Laudelina de Campos Melo
Apoie Siga-nos no

Na manhã deste feriado prolongado, o doodle do Google não era de crianças, como poderia se esperar, mas sim de homenagem ao 116º aniversário de Laudelina de Campos Melo, ícone da luta das mulheres trabalhadores domésticas e da população negra no País.

Desde os 16 anos, já empregada doméstica, a jovem natural de Poços de Caldas natal (MG) demonstrava que tomaria dianteiras de lutas pelos mais oprimidos. Assumiu, então, a presidência do Clube 13 de Maio, agremiação cultural e de conscientização política dos negros da cidade.

Em 1936, morando em Santos (SP), filiou-se ao Partido Comunista e logo fundaria a primeira Associação de Trabalhadores Domésticos do País – um sindicato imediatamente fechado pelo governo Vargas, às vésperas do Estado Novo.

Laudelina não desistiu. Ainda na década de 30, ajudou a fundar aquela que se tornaria, com 30 mil filiados, a maior entidade do movimento negro da história, a Frente Negra Brasileira. Atuou como militante até sua morte, aos 86 anos.

Nas redes, as homenagens continuam:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar