CartaExpressa
Gleisi defende Bolsa Família fora do teto permanentemente, mas diz que a decisão depende do Congresso
Segundo o senador Randolfe Rodrigues, a proposta deve fixar um período de 4 anos


A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu nesta segunda-feira 21 que o Bolsa Família fique de fora do teto de gastos em caráter definitivo, mas ponderou que a decisão será do Congresso Nacional.
Na semana passada, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) apresentou uma minuta da PEC da Transição, que abria a possibilidade de o benefício ser retirado da regra fiscal permanentemente.
“Isso vai depender da questão do Congresso Nacional. O meu entendimento é exatamente que não tenha prazo. Se a gente quer tratar de combater à pobreza no País, se a gente quer tirar o povo da miséria, se a gente quer fazer desenvolvimento social, a gente não pode ter soluções momentâneas”, disse Gleisi no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
Segundo ela, um “longo prazo” seria necessário para “resolver um problema que é crônico e histórico no nosso País”.
Mais cedo, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), membro do governo de transição, declarou que o texto da PEC deve ser apresentado nesta terça-feira 22. Segundo ele, a redação tende a estabelecer o prazo de quatro anos para o Bolsa Família ficar de fora do teto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Fica sempre aquele temor, mas será bem planejada, diz chefe de segurança do DF sobre a posse de Lula
Por CartaCapital
Lula tem alta de hospital após procedimento na laringe
Por CartaCapital
Equipe de transição projeta gasto extra de até R$ 136 bilhões sem expansão fiscal
Por CartaCapital