CartaExpressa
Gilmar recebe título de doutor honoris causa da Universidade de Buenos Aires
A cerimônia ocorreu na Faculdade de Direito, nesta sexta-feira 30
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes recebeu, na noite desta sexta-feira 30, o título de doutor honoris causa da Universidade de Buenos Aires, na Argentina.
O decano da Faculdade de Direito da UBA, Leandro Vergara, fez a apresentação de Gilmar na cerimônia. Na sequência, coube a Raúl Gustavo Ferreyra, professor titular de direito constitucional da instituição, entregar a láurea acadêmica ao magistrado.
No evento, Gilmar ainda proferiu uma palestra intitulada Jurisdição Constitucional da Liberdade para a Liberdade.
“Não é casualidade alguma que os órgãos de cúpula do Poder Judiciário e Tribunais Constitucionais tenham sido alvo de investidas em países tão diversos como Polônia, Turquia, Hungria e Venezuela”, afirmou. “Não se pode falar de casualidade quando há projeto. Proceder ao aparelhamento da jurisdição por sectários ideologicamente alinhados a um projeto de tomada de poder é traço constitutivo dos novos autoritarismos populistas.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
2ª Turma do STF já tem 2 votos para anular atos da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht
Por CartaCapital
‘Grave afronta a direitos’: OAB aciona o STF contra multa de Moraes a usuários de VPN
Por CartaCapital
STF mantém multa a Arthur do Val por vídeo em que chama bolsonaristas de ‘gado’
Por CartaCapital



