CartaExpressa
Gilmar Mendes: ‘O lavajatismo é pai e mãe do bolsonarismo’
‘O que nós fizemos de errado para produzir esse grupelho totalitário de Curitiba?’
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, relacionou nesta sexta-feira 12 a Operação Lava Jato à ascensão de Jair Bolsonaro.
“Acho que a gente até pode dizer que Deus realmente seja brasileiro e esteja nos dando uma chance de fazer uma revisão, mas, eu já disse, o lavajatismo de alguma forma é pai e mãe do bolsonarismo”, declarou o ministro ao UOL.
Segundo ele, a proximidade entre o então juiz Sergio Moro e os procuradores da força-tarefa em Curitiba representava “algo mais do que um relacionamento meramente profissional”.
“O que nós fizemos de errado para produzir esse grupelho totalitário de Curitiba? Como aplicamos o Direito para produzir essa coisa?”, questionou Gilmar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


