CartaExpressa,Justiça,Política

Gilmar Mendes: Lava Jato apoiou Bolsonaro e perturbou o País

Gilmar Mendes: Lava Jato apoiou Bolsonaro e perturbou o País

Para o ministro do STF, a prisão de Lula e a divulgação da delação de Palocci influenciaram o processo eleitoral

O ministro Gilmar Mendes, em sessão no Supremo Tribunal Federal. Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, em sessão no Supremo Tribunal Federal. Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a Operação Lava Jato ajudou o presidente Jair Bolsonaro a vencer as eleições de 2018 com a prisão de Lula e com a divulgação do depoimento do ex-ministro Antonio Palocci.

Em entrevista à BBCBrasil, publicada nesta terça-feira 16, o magistrado reforçou que o ex-juiz Sergio Moro atuava como integrante da força-tarefa da Operação

 

 

“A Lava Jato tinha candidato e tinha programa no processo eleitoral. E atuou, inclusive, para perturbar o Brasil em termos institucionais. Eles não só apoiaram como depois passam a integrar o governo Bolsonaro. Tudo isso indica uma identidade programática entre o movimento e o bolsonarismo”, afirmou.

O ministro está prestes a liberar seu voto no julgamento em que a defesa de Lula pede a anulação do processo em que Moro condenou o petista a 9 anos e meio de prisão.

Os advogados de Lula argumentam que Moro foi parcial no processo, pois, logo após a eleição de 2018, foi participar do governo Bolsonaro.

 

 

 

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem