CartaExpressa
Gilmar diz que foi procurado por Wajngarten para tratar de vacinas da Pfizer
Chefe da Secom queria ajuda, diz ministro do Supremo Tribunal Federal, em entrevista ao site Poder 360: ‘Parecia muito aflito’


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, declarou que foi procurado por Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, que buscava ajuda nas compras de vacinas da Pfizer.
O magistrado fez o relato durante entrevista ao site Poder 360. Segundo ele, Wajngarten estava “aflito” ao procurá-lo e lhe pediu que intercedesse junto ao então advogado-geral da União, José Levi.
“Ele esteve comigo mais de uma vez”, afirmou Gilmar Mendes. “Parecia muito aflito com essa crise. Ele achava que havia um colapso no sistema de governança do Ministério da Saúde e imaginava que eu pudesse ajudar.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.