CartaExpressa
Gilmar defende a manutenção de Toffoli na relatoria do caso Master
O decano do STF se pronunciou em meio a polêmicas envolvendo a condução do inquérito
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes saiu em defesa do colega Dias Toffoli em uma publicação nas redes sociais na tarde desta segunda-feira 26.
O decano da Corte disse que Toffoli, relator do inquérito sobre o suposto esquema de fraude capitaneado pelo Banco Master, “tem uma trajetória pública marcada pelo compromisso com a Constituição e com o funcionamento regular das instituições”.
O relator virou alvo de críticas devido a controversas decisões monocráticas e à relação de familiares com fundos ligados ao Master. Até aqui, porém, Toffoli não cogitou se afastar do comando da investigação.
Segundo Gilmar, o relator “observa os parâmetros do devido processo legal e foi objeto de apreciação da Procuradoria-Geral da República, que reconheceu a regularidade de sua permanência no caso“.
O inquérito do caso Master está em fase de instrução. A Polícia Federal colhe nesta segunda e na terça-feira 27 os depoimentos de oito investigados. O relatório da corporação servirá de base para elaboração de um parecer pela PGR.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


