CartaExpressa
Gilmar afirma que há ‘um escândalo’ na Lava Jato do Rio: ‘De corar frade de pedra’
Marcelo Brêtas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, foi às redes para se defender


O juiz federal Marcelo Brêtas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, usou as redes sociais nesta terça-feira 9 para se pronunciar sobre as acusações feitas pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, durante julgamento de habeas corpus que pede o reconhecimento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro.
Para Mendes, o “modelo de atuação” da Lava Jato é “ativo e persecutório” e não se limita à força-tarefa de Curitiba. Segundo ele, há “episódios sobre os quais se fala dessa 7ª Vara do Rio de Janeiro”.
“Não sei por que esse escândalo ainda não veio à tona, mas o que se fala em torno dessa 7ª Vara é de corar também frade de pedra”, disse Gilmar.
Pelas redes sociais, Brêtas escreveu: “Como Juiz Federal há mais de 23 anos, 6 dos quais como titular da 7ª Vara Federal no Rio de Janeiro, e com a consciência tranquila da lisura do trabalho ali desempenhado, NEGO VEEMENTEMENTE qualquer suposta irregularidade, como foi referido na nota abaixo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.