CartaExpressa
Giannazi pede substituição de deputado na Comissão de Ética sobre assédio na Alesp
Madureira foi visto conversando com Fernando Cury momentos antes de assediar Isa Penna; troca favoreceria maior quórum feminino na Comissão


Carlos Giannazi (PSOL) fez um manifesto para que o deputado Alex de Madureira (PSD) seja substituído da Comissão de Ética no julgamento de Fernando Cury (Cidadania) filmado apalpando a deputada Isa Penna (PSOL) na quarta (16) durante uma sessão.
As imagens mostram que Cury conversava com Madureira antes de tocar Isa. Giannazi pede que todos os deputados que presenciaram o assédio prestem depoimento sobre o ocorrido. O Cidadania afastou Fernando Cury até a decisão do julgamento do caso marcado para dia 7 de janeiro. A deputada Isa Penna segue com pedido de cassação de seu mandato.
Além da possível ligação de Madureira com Cury no assédio, a substituição do deputado seria pela suplente Marta Costa (PSD). O que significaria um quórum maior de mulheres para o julgamento do caso, pontuado por Giannazi, que cedeu a sua vaga no órgão para Erica Malunguinho (PSOL). A Comissão de Ética na Assembleia só é composta por uma mulher, a presidente Maria Lúcia Amary (PSDB), entre os nove parlamentares.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.