CartaExpressa
Gentiloni, ex-primeiro-ministro da Itália: ‘Tenho visto imagens vergonhosas do Brasil’
‘Média da última semana: 36 mil casos e 700 mortes por dia pela pandemia’


O ex-primeiro-ministro da Itália e comissário para a Economia da União Europeia (UE), Paolo Gentiloni, foi às redes sociais neste sábado 2 para demonstrar perplexidade quanto ao avanço do novo coronavírus no Brasil.
“Tenho visto imagens vergonhosas do Brasil. Média da última semana: 36 mil casos e 700 mortes por dia pela pandemia”, afirmou Gentiloni.
Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a média móvel de mortes nos últimos sete dias é de 701. A média móvel de casos no período está em 35.733.
Ho visto immagini vergognose dal #Brasile Media dell’ultima settimana: 36mila casi e 700 vittime al giorno per la pandemia.
— Paolo Gentiloni (@PaoloGentiloni) January 2, 2021
Gentiloni ocupou o posto de primeiro-ministro italiano entre dezembro de 2016 e junho de 2018.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.