CartaExpressa

General Heleno avisa que não irá à CPI dos Atos Antidemocráticos no DF

O depoimento do ex-ministro de Jair Bolsonaro estava agendado para esta quarta-feira 19

General Heleno avisa que não irá à CPI dos Atos Antidemocráticos no DF
General Heleno avisa que não irá à CPI dos Atos Antidemocráticos no DF
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O general da reserva do Exército Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, não comparecerá à CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal, aberta para investigar os ataques golpistas do 8 de Janeiro.

A oitiva do militar estava agendada para esta quarta-feira 19. O cancelamento foi confirmado pelo presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT). Heleno avisou à cúpula da comissão que não compareceria à audiência.

Confira as datas das próximas oitivas consideradas essenciais:

  • 27 de abril: coronel Cintia Queiroz de Castro, subsecretária de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do DF;
  • 4 de maio: Adauto Lúcio Mesquita, empresário suspeitos de financiar o acampamento golpista;
  • 11 de maio: coronel Fábio Augusto Vieira; ex-comandante-geral da PM;
  • 18 de maio: general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto;
  • 25 de maio: José Acácio Serere Xavante, indígena preso em 12 de dezembro, dia de ataques à sede da Polícia Federal, em Brasília.

Outras cinco pessoas estão na lista da CPI, mas ainda não tiveram seus depoimentos agendados: coronel Reginaldo Leitão, coronel Klepter Rosa, coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos, major Cláudio Mendes dos Santos e tenente-coronel Paulo José.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo