CartaExpressa

Gaviões da Fiel anuncia desligamento de musa do Carnaval após declarações racistas

Ana Paula Minerato estava escalada para ser um dos destaques da escola de samba em 2025

Gaviões da Fiel anuncia desligamento de musa do Carnaval após declarações racistas
Gaviões da Fiel anuncia desligamento de musa do Carnaval após declarações racistas
Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A diretoria da torcida Gaviões da Fiel e a comissão de Carnaval anunciaram, nesta segunda-feira 25, o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas à agremiação.

A decisão foi anunciada depois que viralizou um áudio em que a influenciadora supostamente faz ataques racistas contra a cantora negra Ananda, da banda Melanina Carioca. Ana Paula faz as declarações em uma conversa com o namorado.

“Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África”, diz no áudio.

Segundo a assessoria de imprensa da Gaviões da Fiel, Minerato estava escalada para ser um dos destaques da escola de samba ao lado da rainha de bateria Sabrina Sato em 2025.

Ao anunciar o desligamento, a Gaviões da Fiel afirmou que as condutas são ‘incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista’.

” Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade”, registrou.

Band também demite a apresentadora

Após o caso, a Band também oficializou a demissão da apresentadora, contratada desde 2015, e que atuava como titular de um programa diário na rádio Band FM.

Em nota, a emissora afirmou que ‘repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito’.

“As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa”, registrou, no comunicado de desligamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo