CartaExpressa
Frente Nacional de Prefeitos pede que governantes avaliem lockdown
Para bloco, falas de Bolsonaro ‘evidenciam a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia’
A Frente Nacional de Prefeitos recomendou a adoção de medidas de isolamento social e a avaliação da decretação de lockdown, em nota publicada para governantes locais nesta sexta-feira 12.
A organização afirma que a pandemia “toma contornos cada vez mais catastróficos”, devido à aparição de novas variantes do coronavírus, com evolução mais agressiva e que circulam sem controle.
O bloco também rebateu declarações do presidente Jair Bolsonaro na transmissão ao vivo na internet, na quinta-feira 11, em que criticou ações restritivas dos governadores e prefeitos. Junto com os números assombrosos de mortes, diz a Frente, o Brasil sofre com a escassez de vacina, cuja responsabilidade de aquisição é do governo federal.
“Suas falas evidenciam a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia e ratificam a desconexão com a realidade, falta de compromisso com a Constituição Federal e com a vida”, diz a nota.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


