CartaExpressa
Frente Nacional de Prefeitos pede que governantes avaliem lockdown
Para bloco, falas de Bolsonaro ‘evidenciam a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia’


A Frente Nacional de Prefeitos recomendou a adoção de medidas de isolamento social e a avaliação da decretação de lockdown, em nota publicada para governantes locais nesta sexta-feira 12.
A organização afirma que a pandemia “toma contornos cada vez mais catastróficos”, devido à aparição de novas variantes do coronavírus, com evolução mais agressiva e que circulam sem controle.
O bloco também rebateu declarações do presidente Jair Bolsonaro na transmissão ao vivo na internet, na quinta-feira 11, em que criticou ações restritivas dos governadores e prefeitos. Junto com os números assombrosos de mortes, diz a Frente, o Brasil sofre com a escassez de vacina, cuja responsabilidade de aquisição é do governo federal.
“Suas falas evidenciam a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia e ratificam a desconexão com a realidade, falta de compromisso com a Constituição Federal e com a vida”, diz a nota.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.